sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Porque treinar 40 minutos e não 1 hora e meia? Porque devemos pausar 30 segundos ou mais durante as séries?


             Realizando um treino novo que necessita de ajuda (toque), o meu parceiro me perguntou “cara já acabamos o treino o treino de dorsal ?”, respondi positivamente e ele ficou meio que desapontado por ser tão breve, mas obviamente intenso, perguntei se estava sentindo “pump” nos dorsais e ele me respondeu positivamente, então porque treinar de forma demorada, prolongando e exigindo sempre mais dos músculo e forçando-os em demasia tendo o risco de lesão muscular, se podemos atingir o mesmo número de fribras musculares em pouco tempo e ter um resultado semelhate ou superior a quem treina 1 hora e meia?
                O que o pessoal não entende é que para hipertrofia muscular não é interessante treinos exaustivos e prolongados, o correto é treinar de forma breve e intensa! Mas como seria isso?  

             Pois bem, seria um treino concentrado, onde teríamos previamente na nossa mente todo o treinamento do dia, com cargas e tempo certos, assim não há desperdício de tempo montando pesos e desmontando ou escolhendo equipamentos e exercícios, assim você não “esfria” ou relaxa o grupo muscular por um tempo prolongado tendo assim menos intensidade nos treinamentos, então com treinamento correto e intenso certamente você irá obter melhores resultados com pouco tempo na academia tendo resultados superiores a quem passa horas, pois esses certamente irão CATABOLIZAR horrores e estão perdendo mais que ganhando nos seus treinos.

Então, entre as séries porque temos que pausar 20 segundos, 30 segundos, 40 segundos, 1 min ou até 3 min? Dependendo do treinamento, o atleta poderá escolher o tempo de pausa dependendo das cargas utilizadas e do objetivo do treinamento. Treinamento para iniciantes onde exigem cargas mais leves pode 
dar pausas relativamente curtas, pois as reservas energéticas do músculo irá se recompor com uma certa facilidade e maior rapidez, podendo realizar o movimento com 100% de força ou algo próximo desse valor.


Já treinamentos com cargas elevadas, 80%, 100% ou além disso, geralmente se utiliza um tempo maior, pois exige maior quantidade de fibras musculares ativas e conseqüentemente um maior gasto energético para que se possa executar o movimento e a série, tendo assim que dispor de mais tempo para repor o glicogênio gasto na realização do movimento. 

           Então notamos a importância do tempo de treino e entre as pausa, ficando consciente que treinos muito demorados são contraprodutivos e inimigo da hipertrofia, assim reavalie o seu treino e tenha melhores resultados!



Bom Treino!!

0 comentários:

Postar um comentário